Renata Marques
Psicóloga - CRP: 06/97038

Experiência Profissional

Minha trajetória profissional iniciou-se na área organizacional especificamente em Recursos Humanos, atuei em multinacionais de grande e médio porte. Minha atuação era juntamente com a área de consultoria interna apoiando os gestores de negócios no planejamento estratégico das áreas, no desenvolvimento das suas competências e das equipes, visando à melhoria de desempenho para obtenção dos melhores resultados organizacional.

Em paralelo a área organizacional atuo também na área clinica atendendo como Psicóloga em consultório particular, com orientação psicanalítica. Realizo atendimento psicoterapêutico destinado a crianças, adolescentes, adultos, casais, idosos, pacientes oncológicos, orientação de pais e ofereço consultoria empresarial.

Formação Acadêmica

(2017) Formação em Coaching Psychology - Instituição Academia do Psicólogo;
(2013) Em Formação em Psicanálise - Instituição: CEP - Centro de Estudos em Psicanálise ( Em andamento);
(2012) MBA em Gestão Estratégicas de Pessoas Instituição: Universidade Cidade de São Paulo;
(2010) Especialização em Psicoterapia Psicanalítica Teoria e Prática - Instituição: Setting Estudos em Psicanálise;
(2009) Graduação: Psicologia – (UNG) Universidade Guarulhos.

Formação Complementar

(2014 - 2015) Participação no grupo de estudos de Donald Woods Winnicott. Professora responsável Gina Khafif Levinzon, Psicanalista da SBPSP. Coordenadora do Grupo de Estudo sobre Adoção na SBPSP. Doutora em Psicologia Clínica - USP. Professora do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica – USP.

Supervisão Clínica

(2010 - 2011) Participação em Grupo de supervisão de casos clínicos com orientação psicanalítica pela
(Instituição Setting Estudos em Psicanálise).

Seminários Clínicos Teóricos e Práticos

(2017) Seminário de Psicanálise de Vincularidade família e Casal. SBPSP - (Sociedade Brasileira de Psicanálise);
(2014) Seminário sobre adoção – diálogos sobre a adoção: interface entre a psicologia e o judiciário. USP - SP
(2013) Seminário de psicossomática psicanalítica: Oferecido pelos membros do Grupo de Estudos e Investigação das Expressões Corporais da Dor Psíquica: Dor Crônica e Psicossomática Psicanalítica. SBPSP - (Sociedade Brasileira de Psicanálise);
(2011) Seminário: A Constituição do Eu - possibilidades de manejo e compreensão: pela Instituição Setting Estudos em Psicanálise.

Atividades Extra Curriculares

(2017) Participação no Grupo Família e Adolescência caminhos e desafios do projeto Encontros e Conversas promovido pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.
(2013) Participação no curso de atualização em Psicologia na Oncologia, Hospital Albert Einstein Sociedade Beneficente Israelita Brasileira;
(2013) Participação do 17° Encontro do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica e Relações Afetivas na atualidade, promovido pelo Departamento de Psicologia Clinica da USP – Universidade São Paulo.
(2012) Participação no 2º Encontro de Psicopatologia da (UNG) Universidade Guarulhos. Tema: As expressões da Violência;
(2011) Participação no 1º Encontro de Psicopatologia da (UNG) Universidade Guarulhos, tema: As expressões da Violência;
(2010) Participação da III Jornada de Psicologia da Saúde, Psicossomática e Psico-oncologia promovida pelo Laboratório CHRONOS e SUCOR do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP - Universidade São Paulo;
(2007) Participação no curso de Psicopatologia Psicanalítica, teoria e prática, com parceria com a Enfermaria Psiquiátrica do Complexo Hospitalar Mandaqui;
(2007) Participação no curso Psicoterapia Psicanalítica – A Técnica. Instituição Setting Estudos em Psicanálise;
(2004) II Jornada Apoiar: A atenção em Saúde Mental - Políticas Públicas e Propostas de intervenção – USP Universidade São Paulo.

Participação como Voluntária

(2013 - 2014) Participação no grupo "CHRONOS" (Centro Humanístico de Recuperação Oncológica na Orientação da Saúde), coordenado pelo Paddac, pertencente à Universidade Guarulhos desde 1994, visando reabilitar pacientes com câncer. Os objetivos primordiais deste trabalho se referem ao reconhecimento, à avaliação e intervenção frente aos fatores psico-sócio-emocionais que contribuem para o aparecimento, metastização, recidiva e manutenção do câncer.